Ciberguia: o que é #tbt?

April 09, 2018

#tbt é uma hashtag para resgatar memórias“TBT” é a abreviação da expressão Throwback Thursday. A tradução literal para o português significa “quinta-feira do retrocesso”, no sentido de regressar ao passado, reviver ou relembrar algo com certa nostalgia. Na internet, os usuários usam o TBT antecedido pelo símbolo “#”, o que transforma a expressão em uma hashtag – uma espécie de marcador que une posts de um mesmo tema.

O #tbt ficou popular na rede social Instagram, que tem feeds centrados em fotos do cotidiano e vídeos de até um minuto. Contudo, seu uso na internet é mais antigo, datando de 2003, quando teve definição publicada pelo Urban Dictionary. Reapareceu novamente em 2006, por duas vezes. Na primeira, no blog de um desenhista, Saxton Moore, como título de sua série de cartuns.

A segunda aparição da expressão em 2006 foi mais marcante. Em seu blog sobre tênis antigos, o norte-americano Matt Halfhill passou a dividir os posts semanalmente; assim, às quintas-feiras ele publicava a foto de um tênis antigo, criando o significado que hoje atribuímos à hashtag #tbt. Matt ainda obteve êxito com seu blog, que impulsionou seus negócios até ele conseguir ter uma loja física de venda de tênis.

o #tbt se popularizou no Instagram
Nas redes sociais os primeiros registros são de 2007 e 2008. O primeiro, no Twitter, foi o tweet já não disponível de uma blogueira com a imagem de bebês; o segundo, ainda disponível, é do user “S.Pink”, utilizando #throwbackthurday em um post nostálgico sobre uma música.

No Instagram, a hashtag #tbt já conta com mais de 416.743.000 posts públicos; a expressão completa, #throwbackthurday, com quase 41.000.000; #throwback, que é mais geral, tem 87.350.000. Além da quinta-feira, o Throwback também tem variações com outros dias da semana, como a sexta-feira, por exemplo, que se torna #fbf (de Flashback Friday).

O uso do #tbt traz algumas regras, embora elas não sejam tão conhecidas ou aderidas pela maioria dos usuários. Por exemplo, as fotos a serem publicadas com a hashtag devem ter ser de ao menos cinco anos antes da data do post. Na prática, os internautas não seguem isso à risca, sendo comum a publicação de fotos tiradas semanas ou até dias antes.

Outra regra do #tbt é não flodar (“inundar”) o feed com muitas publicações com pouco tempo entre elas, sendo aceitável postar com a hashtag a cada duas semanas. Mais uma vez, participando da dinamicidade das redes sociais, o usuário se afasta dessas regras e restrições, praticando, assim, uma liberdade comum a estes espaços virtuais.

o #tbt é comum nas legendas de fotos do Instagram
Na legenda da foto há a presença do #tb (throwback)

Os posts mais comuns ao #tbt são fotos de infância e de viagens dos usuários. Assim, eles trazem para seus perfis um tom de saudade e nostalgia enquanto alimentam a hashtag já em seus milhões de posts.

E aí, já sabia a história do #tbt? Comenta!

You Might Also Like

0 comments