Se eu for aí e achar... - Marcadores sociais para organizar conteúdos na internet (e não irritar sua mãe)

November 22, 2017

Dicas de marcadores sociais

Atire o primeiro pendrive quem nunca ficou um tempão procurando por algo e recebeu aquela velha ameaça materna: "se eu for aí e achar...". Bem, se você não é o rei do metodismo (ou virginiano mesmo), provavelmente precisa de uma ajudinha para se manter organizado, ainda mais nesse mundão da internet, certo? Pois este é o post certo pra você, camarada, pois reuni alguns sites e aplicativos para organizar conteúdos na internet; são os chamados marcadores sociais.


1. EVERNOTE
É um site (com aplicativo para celular) que tem característica de agenda ou bloquinho virtual. Na versão gratuita muitas possibilidades estão disponíveis, como criar e organizar cadernos, notas e etiquetas. A versão web suporta fotos, vídeos, links, acesso direto para download de documentos PDF, opções de compartilhamento por link direto ou redes sociais, além de ter a facilidade do sistema arrasta-solta. A plataforma é bonita, simples e bem intuitiva, facilitando o uso. Para usufruir de todas essas vantagens basta efetuar um cadastro com e-mail.
Página inicial do EVERNOTE


2. Instapaper
Um achado maravilhoso para organizar de um tudo: vídeos, arquivos, imagens, links e páginas da web. A tela inicial do site (imagem abaixo) apresenta uma breve visão de cada um dos itens salvos, com título, site de origem, resumo e miniatura da imagem principal. Além disso, é possível destacar trechos importantes de um texto e adicionar notas.

Página inicial do Instapaper
Os marcadores sociais se inserem no que chamamos de ferramentas digitais (assim como os buscadores) que facilitam a vida na internet. Muito do que tem sido apresentado aqui no C&C vem do e-book da Sandra Crucianelli, Ferramentas Digitais para Jornalistas. Vale a pena conferir! ;)

You Might Also Like

0 comments