Quantos likes vale a sua vida?

June 17, 2018


*pode conter spoiler*

Imagine viver em uma espécie de cubo: todo dia o mesmo espaço, as mesmas pessoas, a mesma rotina e nenhum estímulo. Tudo que lhe resta é pedalar, mas sem sair do lugar; pedalar em troca de dinheiro. Mas esse dinheiro é virtual, então, você o gastará com o seu eu também virtual, e ele, provavelmente, mesmo em uma existência de vidro e pixels, é mais feliz do que o que você jamais será. 

Imaginou tudo isso que pedi? Pois seja bem-vindo à colônia; bem-vindo a Fifty Million Merits, segundo episódio da primeira temporada de Black Mirror; e, por fim, bem-vindo ao mundo em que um like vale mais que uma vida, mais que a sua vida.

Bing (Daniel Kaluuya) vive em um desses cubículos, em uma dessas colônias. Sua única função na vida é pedalar em uma bicicleta ergométrica para gerar energia elétrica. Em troca, recebe merits - dinheiro - para se alimentar e manter seu avatar em uma realidade perfeia, feliz e, claro, virtual. Bing está inserido em um contexto de entretenimento bizarro, explorador e alienante. 



Quando Bing conhece Abi (Jessica Brown Findlay) e ela acaba se tornando mais uma vítima do sistema, ele se vê, pela primeira vez na vida, com uma motivação de vida, que é expor a crueldade que todos eles vivem. Mas há algo que o jovem Bing logo aprenderá: o sistema sempre consegue colocar tudo em seu próprio favor, até mesmo as críticas; e parte disso só é possivel porque a audiência está em um modo de alienação. 

...mas quem é mesmo essa audiência?

You Might Also Like

2 comments

  1. Socorro que essa foi a primeira vez que um post me deixou mesmo com vontade de assistir essa série! Tirando aquele episódio que a tua nota num app te define, eu nunca tinha sentindo muita vontade de ver os outros, sabe? E dessa vez, a bendita apareceu. Vou ver se assisto qualquer dia!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ReplyDelete
  2. Uau!! Que vontade de assistir. Parece impactante e que faz a gente refletir muito.
    Com certeza vou procurar.
    Beijos.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ReplyDelete