Doctor Who: uma breve explicação

September 01, 2017

 imagem de abertura de Doctor Who

Doctor Who é uma série britânica de ficção científica produzida pela British Broadcasting Corporation (BBC) e que vem há 54 anos contando as histórias de um viajante em sua máquina do tempo chamada de TARDIS - Time And Relative Dimension In Space -, que tem a aparência de uma cabine policial dos anos 50. A série é dividida em duas fases: clássica e new who. A primeira refere-se às produções antes do longo hiatus inciado em 1989, quando a série ainda era organizada em arcos, e os atores eram, em geral, mais velhos. A segunda fase iniciou-se a partir de 2005, quando a BBC resolveu retomar as gravações da série, em temporadas, com Christopher Ecleston interpretendo o nono Doutor.

Personagem principal, o Doutor tem milhares (ou milhões?) de anos e é o útlimo dos Senhores do Tempo - espécie brutalmente extinta. E não podemos esquecer do ingrediente principal: ele nunca, nunquinha, conta qual é o seu verdadeiro nome (afinal, doctor who?). O Doutor se mantêm vivo, mas nunca com o mesmo corpo. Sempre que sofre algum baque (físico e emocional) muito forte, que poderia levá-lo à morte, o Doutor se regenera. Além de nova aparência física, o personagem ganha também novos hábitos, gostos, vestimentas e personalidade. Esse é um ingrediente fundamental para a longevidade da série, e é também seu grande diferencial.

Matt Smith em cena como o 11º Doutor

Por ser o último de sua espécie e, em geral, se sentir solitário, o doutor nutre um grande amor pelo planeta Terra, visto que a maioria de suas companions - pessoas que o acompanham nas viagens - são humanas. Daí vem também uma de suas grandes dores: despedidas. As companions constantemente têm finais trágicos: perda de memória, aprisionamento em outras dimenções ou até morte. Cabe a ele, então, seguir sua vida quase infinita carregando as mágoas e tristezas que, em muitas oportunidades, interferem radicalmenteem suas ações, substituindo o seu modo doce e gentil por impiedade e melancolia.

OS 12 DOUTORES.... E JODIE WHITTAKER
Em seu mais de meio século de duração, Doctor Who contou oficialmente com 13 atores (imagem abaixo) interpretando o Doutor. São contadas 12 versões do personagem e uma "extra" que surgiu no especial de 50 anos da série, intitulada como "Doutor da Guerra", mas que não entra na contagem. Algumas regras sempre prevalesceram na hora das escolhas: homens, britânicos, sem papéis muito relevantes em trabalhos anteriores. Contudo, 2017 chegou trazendo uma novidade que assustou e animou os fãs da série: pela primeira vez, uma mulher interpretará o Doutor. 

Embora rumores anteriores sugerissem a quebra das regras, elencando um ator negro, não-britânico ou, como se concretizou, uma mulher para o papel principal, apenas em julho a BBC anunciou oficialmente sua decisão. Jodie Whittaker foi a escolhida, sendo muito conhecida por atuar em um dos episódios da série Black Mirror, produzida pela Netflix. Ela vem substituir Peter Capaldi, que se despede da série na décima temporada da new who e, oficialmente, no especial de natal deste ano. Jodie interpretará a 13ª versão do Doutor, iniciando a partir da 11ª temporada.

Todas as versões do Doutor, incluindo a que vai ser estreada por Jodie

SPIN-OFFS
Uma série tão longa como Doctor Who não poderia deixar de ter produções para melhor explorar suas histórias secundárias. Assim, é generoso o número de spin-offs que surgiram paralelos à trama principal.
  • O Capitão Jack, muito presente nas quatro primeiras temporadas da new who, ganhou sua própra série: Torchwood (2006-2011);
  • As Aventuras de Sarah Jane (2007-2011) é muito nostálgica, pois resgata as aventuras de uma personagem de importante estima para o Doutor;
  • O spin-off mais recente (e menos próspero) é Class (2016), que contou apenas com uma temporada e tinha o objetivo de dar um ar mais teen em torno da trama principal, apresentando um elenco majoritariamente adolescente.


VILÕES
A longa vida trouxe também ao Doutor inúmeros inimigos.

DaleksDaleks: "são os vilões mais antigos de Doctor Who. Os Daleks eram Kaleds do planeta Skaro, mutados pelo cientista Davros e alojados em escudos de armadura mecânica, simulares a tanques móveis. As criaturas reais se assemelham a polvos com grandes cérebros. Seus escudos de armadura contém um único olho em haste para permitir-lhes a visão, e um dispositivo parecido com um desentupidor de pia que serve com o propósito de uma mão, e uma arma de energia direcionada. Sua principal fraqueza é o seu pedúnculo ocular; a maioria dos ataques a eles, incluindo os de armas de fogo e bastões de beisebol, vai cegá-los, fazendo com que eles enlouqueçam". (Wikipédia)

Cybermen: "eram originalmente uma espécie de humanoides totalmente orgânicos originários do planeta gêmeo da Terra, 'Mondas', que começaram a implantar partes mais e mais partes artificiais em seus corpos. Isto levou os membros de sua raça a se tornarem cyborgs friamente lógicos e calculistas. Com o fim de Mondas, eles adquiriram Telos como seu novo planeta natal". (Wikipédia)

Weeping Angel em episódio da quinta temporadaWeeping Angels: introduzidos na new who, são estátuas de anjos que se alimentam da energia, deslocando pessoas pelo tempo. A grande sacada dos anjos é que eles só podem se mover quando não estão sendo observado, dando uma tensão maior aos humanos, que têm de olhar fixamente para eles, causando alguns efeitos colaterais. Os anjos foram introduzidos na quarta temporada moderna, com o episódio Blink, mas só tiveram destaque maior a partir da quinta temporada, se estendendo até a 
primeira metade da sétima.


DÉCIMA PRIMEIRA TEMPORADA
A próxima temporada da série será a 11ª da fase new who e tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2018, quebrando uma tendência que se mantinha há alguns anos, de lançar as novas temporadas ainda nos primeiros meses do ano. Outra novidade que chega para Doctor Who, é a troca de seu roteirista/diretor principal. Desde a quinta temporada, a série britânica estava sob os comandos de Steven Moffat (e, antes dele, Russel T. Daves). Quem chega para comandar as novas produções é Chris Chibnall.

You Might Also Like

0 comments