3 ferramentas digitais para facilitar sua vida na internet

October 21, 2017


"Como converter um pdf em imagem?"
"Como descobrir quem é o proprietário de um site?"
"Blogger ou Wordpress?"

O e-book Ferramentas Digitais para Jornalistas, de Sandra Crucianelli, se propõe a responder essas e outras muitas perguntas, indicando recursos que facilitam a vida de quem encontra alguns abacaxis pela internet - o que não é exclusividade dos jornalistas.

1. Como converter documentos?
dicas - ferramentas digitaisEm algum momento da vida acadêmica você precisou/precisará converter aquele PFD chato em Word (ou vice-versa). Em ocasiões assim, lembre-se de acessar o Free PDF Convert. O site tem alguns recursos pagos, mas a versão grátis já ajuda bastante. Além da conversão tradicional, é possível também transformar uma imagem JPG ou uma tabela do Excel em PDF, por exemplo. São muitas opções!

2. Onde criar um blog gratuito?
Não há muita novidade aqui, mas, talvez, uma nova visão sobre os já conhecidos Blogger e Wordpress. O primeiro é intuitivo e simples, ideal para quem tem pouca ou nenhuma experiência com blogs e quer praticidade; o segundo, com uma interface menos simplista, destaca-se pela variedade e qualidade de recursos grátis disponibilizados (layouts, por exemplo), além de ser a plataforma de blogs mais utilizada em cenário mundial.

3. De quem é esse site?
Tópico especialmente interessante para quem trabalha com Jornalismo e precisa validar a origem de informações disponibilizadas na internet. O whois apresenta uma interface muito simples e bonita, permitindo ao usuário descobrir a propriedade de qualquer site. Entre os dados fornecidos estão o nome do proprietário e o tempo de vigência do domínio.

dicas - ferramentas digitais

Bônus: onde criar/redimensionar uma GIF?
Agora uma dica pessoal, que não está na lista da Crucianelli: o ezGIF. O site permite, entre outras coisas, criar, redimensionar e cortar GIFs gratuitamente e online (sem cadastro também). O processo é simples e bem rápido, como a gente gosta.

Interessante, não é? 
Agora você já pode lidar melhor com alguns abacaxis do universo digital.

You Might Also Like

0 comments